Vai pegar estrada? Confira 9 dicas para uma viagem de carro perfeita

Com a chegada das férias, viajar de carro está nos planos de muita gente, seja pela aventura, liberdade, comodidade ou até para economizar mais. Não importa se o destino for longe ou perto, uma viagem de carro precisa ser bem planejada para evitar contratempos e prejuízos pelo caminho. Lugares para visitar, hospedagem e alimentação, acabam ocupando toda a programação da viagem e os cuidados o carro pode passar batido.

 

Verificar o trajeto, abastecer o veículo, descansar depois de muitas horas ao volante, entre outras precauções podem fazer toda diferença entre uma viagem incrível e uma viagem cheia de imprevistos. Não deixe que nada estrague essa incrível experiência, confira as dicas que a Saint-Gobain Autover separou para uma viagem de carro perfeita.

 

viagem de carro com amigos

 

1-  Antes de cogitar fazer uma viagem de carro é imprescindível fazer a manutenção do veículo e verificar toda a parte mecânica, com um mês de antecedência, ou pelo menos 15 dias antes de sair em viagem. O mesmo vale para os faróis, se uma lâmpada estiver queimada e você não perceber, poderá ser atuado na viagem.

 

2- Faça um planejamento completo antes de sair de casa, confira se está levando seus documentos e do veículo; dinheiro extra para pedágio, alimentação e combustível. Antes de sair anote todos os números de emergência em um papel, caso os aparelhos celulares fiquem sem bateria é uma ótima saída. O ideal é ter em mãos números como da seguradora, polícia rodoviária entre outros.

 

3-  Evite o consumo de álcool na noite anterior da viagem, pois o organismo demora para digeri-lo e isso prejudica o sono. Falando em sono descanse muito bem antes de pegar no volante, principalmente se não tiver outro motorista para revezar o volante e o trajeto for longo. Lembrando que em viagens mais longas é recomendado fazer paradas a cada duas horas para descansar, se alimentar e esticar as pernas para ativar a circulação. Além das paradas leve uma bolsa térmica com comida e bebida.

 

4- Guarde toda bagagem dentro do porta-malas, caso não caiba tudo não ultrapasse a altura dos vidros. Em caso de acidentes as malas podem ser arremessadas e seu peso multiplicado. Também fique atento ao uso excessivo da carga no bagageiro de teto, pode tornar o veículo mais instável em curvas. 

 

5- Programe o horário de saída para não pegar trânsito. Começar a viagem de carro com estresse só irá piorar o caminho, ao invés de aproveitar as paisagens e toda diversão que trajeto irá oferecer, você estará cansado e com vontade de chegar logo ao destino. Mesmo que demore mais, evite pegar congestionamento logo no início.


6- Crie uma playlist personalizada com as músicas que você e os passageiros gostam de ouvir, além de aumentar a diversão irá relaxar os ocupantes caso o trajeto seja muito longo e cansativo.

 

7- Se não conhece o caminho e vai utilizar aplicativos é bom salvar o trajeto off-line. Se na estrada não tiver sinal você poderá ficar perdido em lugar que não conhece. Não hesite em parar e pedir informações para continuar o caminho.

 

8- Está viajando com crianças? Mantenha elas ocupadas durante a viagem de carro, leve brinquedos, aparelhos eletrônicos, livros, ou o que for interessante para não deixar elas entediadas. Crianças menores de quatro anos devem andar no bebê conforto e ou cadeirinhas apropriadas para seu peso e tamanho. Não esqueça que no banco de trás também deve-se se usar o cinto de segurança.

 

9- Confira se os equipamentos de segurança estão no carro: triângulo de segurança, macaco, chave de roda, e claro, o estepe. 

 

 

Se você seguir essas dicas com certeza terá uma viagem de carro mais segura e divertida. Outra dica muito importante é em relação aos vidros automotivos. Se o para-brisa estiver com um trinco ou rachadura evite pegar a estrada nessas condições. Ao circular em estradas a velocidade do carro é muito maior do que nas ruas e avenidas, o que reduz drasticamente a resistência ao vento, aumentando os riscos do vidro se soltar por inteiro, o que pode ocasionar um acidente grave.

 

Não esqueça também que circular com o para-brisa trincado é considerado infração grave, acarretando 5 pontos na CNH, multa de R$ 195,23 e apreensão do veículo até que o problema seja resolvido.

 

Vidro do para-brisa trincado

 

Em caso de vidro trincado conte com a Saint-Gobain Autover para oferecer os melhores vidros para reposição do mercado. Fabricados com os mesmos padrões e especificações das montadoras, são considerados vidros originais para reposição.

 

 

 

 

NEWS-VERLAUF