Como fazer para o motor do carro durar mais?

 

Os aparelhos eletrônicos depois de alguns anos de uso apresentam alguns problemas de funcionamento, isso também pode ocorrer com os veículos. Uma das peças mais importante do carro é o motor, que com a combinação de combustível e água entram em combustão e liberam uma reação química que faz o automóvel se movimentar pelas ruas e avenidas. Como qualquer outra máquina, o motor de carro precisa de alguns cuidados para que sua vida útil seja prolongada e não apresente falhas e futuros prejuízos ao motorista. 

Algumas medidas simples podem ser adotadas no dia a dia para minimizar o número de problemas com o motor do seu veículo e ainda aumentar seu rendimento. Alguns comportamentos dos motoristas estão ligados diretamente com futuras falhas do motor, como acelerar bruscamente o automóvel, o que,  além de gastar mais combustível, pode sobrecarregar o componente. A melhor solução é saber o que pode causar esses danos e evitá-los, por isso separamos cinco dicas para que o motor do seu veículo dure mais:

 


1- Escolha um bom óleo

 



Não adianta querer economizar no óleo e levar um de origem duvidosa só porque tem o preço mais baixo. O ideal é seguir a recomendação do manual, se é recomendado utilizar óleo sintético, que geralmente custa mais caro, prefira usar o sintético e não misture com o óleo mineral. Óleos mais modernos e de qualidade não precisam de aditivos. Seguir o prazo estabelecido pelo fabricante do veículo é essencial, principalmente se o veículo transita por muito tempo em regimes mais severos como trânsito ou áreas mais poluídas e empoeiradas. 

 


2- Não precisa aquecer o motor com o carro parado

 



Muitas pessoas têm o hábito de ligar o carro para deixar o motor aquecer antes de rodar com o veículo, principalmente em dias mais frios. Essa prática além de desnecessária é prejudicial para o seu veículo. O mais indicado é ligar o motor e enquanto você coloca o cinto de segurança, ajusta o espelho e o banco já se passaram 30 segundos, o automóvel já está pronto para circular. Mesmo que o motor ainda esteja um pouco frio, vá rodando suavemente pelas ruas até que o veículo atinja a temperatura ideal para seu funcionamento.


3 – Evite acelerar o veículo bruscamente

 



Acelerar o veículo bruscamente é um dos hábitos mais comuns e danosos para o motor do veículo. Além de gastar mais combustível com essa prática, quando o veículo roda direto no trânsito o motor do carro tem tendência a trabalhar com a temperatura mais alta. A acelerada brusca com a alta temperatura gera uma sobrecarga no sistema de arrefecimentos, juntas e correias. Por isso, o ideal é acelerar devagar, principalmente quando estiver no trânsito. 


4 – Use a marcha certa

 



A forma como você utiliza o câmbio influencia no motor. Acelerador a fundo em baixa rotação traz danos, aumenta o consumo e o ruído. Se você está a 70 km/h na quarta marcha e cai para uma velocidade baixa, como 30 km/h, sem mudar a marcha, acaba forçando severamente o motor e fazendo mal às válvulas.

Fazer as trocas no limite de giro, ou seja, naquela faixa vermelha, representa perigo porque diminui a vida útil dos componentes e pode causar algo mais sério, como a quebra de uma biela. Por isso, use sempre a marcha correta para a velocidade com que estiver trafegando e também não se esqueça de considerar a inclinação da pista.


 

5 – Faça a manutenção preventiva

 



Não deixe o manual do veículo de lado, é muito importante que você leia com atenção, pois ele descreve os intervalos de manutenção e os itens que devem ser checados de acordo com a quilometragem do carro. Algumas peças de desgaste natural precisam ser trocadas com o tempo como: velas e cabos, bateria, correias, rolamentos, fluidos – mantenha tudo isso em dia o seu motor poderá trabalhar tranquilamente e terá uma vida útil muito maior. 


Essas são algumas práticas que podem ajudar o motor do seu carro a ter uma vida útil mais longa. Além do motor, outros componentes do veículo também precisam de cuidados e de manutenção. Nós fizemos uma lista com 8 sinais que indicam que o seu veículo precisa de manutenção, clique aqui para ler a matéria completa.

NEWS-VERLAUF