Quando fazer a manutenção do sistema de freio do seu veículo?

O sistema de freio automotivo é um dos itens que afetam diretamente a segurança dos ocupantes do veículo, pois é responsável, junto com uma série de componentes, pela desaceleração do automóvel e por manter o carro parado quando está estacionado. Antes de falarmos sobre os principais sinais que indicam que o sistema de freio do seu veículo precisa de manutenção, vamos falar sobre os dois principais tipos de freio que existem no mercado automotivo: a disco ou tambor, ambos possuem base hidráulica.

O sistema hidráulico de freio apresenta inúmeras vantagens em relação aos acionados mecanicamente, pois é mais flexível, auto lubrificado e silencioso. Juntos, eles trabalham para criar pressão, conduzir o fluido adequadamente e causar a força necessária para rolar atrito entre as peças de frenagem.

 

Freio a disco

No sistema de freio a disco, o fluido hidráulico é enviado ao pistão (ou pistões) da pinça. Eles forçam as pastilhas contra o disco, gerando o atrito necessário para reduzir a velocidade das rodas. Em cada pinça são encontradas duas pastilhas, posicionadas uma em cada lado do disco e alinhadas entre si. O disco, geralmente de ferro fundido, acompanha o movimento da roda.

Freio a tambor

O sistema de freio a tambor apresenta um funcionamento bem parecido com o disco de freio, mas utiliza a pinça para pressionar as sapatas de freio, que são forçadas contra a parede interna do tambor, fazendo com a velocidade das rodas seja diminuída. Ao soltar o pedal de freio, um sistema de molas força os pistões e sapatas a voltarem às suas posições de origem, liberando as rodas para girarem normalmente.

Quais são os sinais que indicam desgaste nos componentes?

Seja qual for o sistema de freio do seu veículo, a disco ou tambor, é muito importante ficar atento aos sinais de possíveis desgastes nos componentes e evitar grandes prejuízos no futuro. O sistema de freio está ligado diretamente a sua segurança ao dirigir, por isso deve receber máxima atenção do motorista para possíveis falhas. Separamos alguns dos principais sinais que podem indicar alguma falha no sistema de freio do seu automóvel.

 

 

1. O primeiro passo, e mais óbvio, é verificar o painel eletrônico do veículo. Caso o sistema de freio esteja com algum problema uma luz se acenderá. 

2. Se ao pisar no pedal o veículo tende a virar para um dos lados, esse pode ser um sinal que o sistema de freio tenha alguns problemas. Pode ser que os êmbolos da pinça estejam prendendo, seja por oxidação ou defeito. Essa falha causa o desgaste prematuro das pastilhas, fazendo com que as rodas recebam forças de frenagens diferentes.

3. Mangueiras entupidas e discos de freio empenados podem causar esse efeito no momento da frenagem, além de apresentarem outros sinais como vibrações e alterações no pedal.

4. Caso sinta o pedal de freio baixo mais baixo que o normal, pode ser a falta de fluido, geralmente é indicado no painel, ou pode ser algum problema com servo ou até cilindro mestre.

5. Barulhos e ruídos nunca são um bom sinal no veículo, principalmente se o barulho persistir por muito tempo. Podem ser diversos problemas no veículo, é indicado levar o veículo a um especialista para verificar com precisão, mas no sistema de freio pode ser um sinal de que as pastilhas precisam ser substituídas ou as lonas foram instaladas incorretamente ou estão gastas.

 

 

Importância da manutenção preventiva

É de extrema importância realizar a manutenção preventiva no seu veículo, principalmente no sistema de freio para antecipar futuros problemas e evitar falhas no veículo que podem dar grandes prejuízos. Durante a manutenção do sistema de freio são verificados sinais de desgaste em várias partes do automóvel.

 

 

Os vidros automotivos, apesar de muito seguros e resistentes, também necessitam de alguns cuidados, pois são um importante componente dos carros e pequenos danos podem prejudicar a visibilidade, especialmente do motorista. Por isso, preparamos uma matéria com 5 dicas de manutenção para vidros automotivos.

NEWS-VERLAUF