Saiba como evitar os danos da maresia no seu carro

Com as altas temperaturas do verão muitas pessoas escolhem a praia como destino para se refrescar nas águas frescas e pegar um sol. Quem decide fazer essa viagem de carro precisa estar ciente que a maresia pode não fazer bem para o seu veículo. Manchas na pintura e nos vidros, corrosão de peças metálicas e desgaste das borrachas são alguns dos efeitos que a maresia pode ocasionar.   

Segundo especialistas, a maioria dos novos carros vem de fábrica com uma proteção anticorrosiva, que ajuda a preservar as superfícies metálicas contra a ferrugem e oxidação causada pela água e ar. Mesmo com essa proteção, expor o carro à maresia podem provocar riscos, amassados, entre outras agressões que danificam essa proteção, facilitando, dessa forma, o surgimento da ferrugem.

O que é maresia?

 

Mas antes das dicas de como evitar os danos, você sabe o que é maresia e como ela atinge os carros? A maresia é uma névoa úmida e salgada que vem do mar e atinge tudo que estiver por perto. A umidade e o sal presente na maresia danificam peças como: bateria, suspensão, estabilizador, lataria, peças de ferro entre outras. Também é muito comum o surgimento de riscos, amassados e ferrugem. Por isso, é preciso adotar práticas preventivas, caso o carro fique exposto a maresia, para evitar prejuízos futuros com o veículo.


Como evitar os danos causados pela maresia no carro?

1.
É recomendável guardar o carro em local fechado, principalmente à noite, quando a maresia é mais intensa. Caso não seja possível, envolva o automóvel em uma capa, para evitar que uma grande quantidade de sal se deposite sobre a superfície exposta. Mas não esqueça que é preciso retirar a capa com frequência para lavar o veículo, ou a situação pode piorar devido à alta umidade do ambiente.

2. Depois de deixar o litoral, em casos de viagem, é indicado mandar lavar o carro assim que retornar. Para quem vive em regiões litorâneas é recomendado lavar o carro pelo menos uma vez por semana. Para remover as manchas da maresia é recomendável encerar o carro mensalmente com cera limpadora.

3. Inspecione as peças metálicas mensalmente ou se possível semanalmente para verificar se há sinais de corrosão pelo veículo, em especial no motor do carro. É preciso eliminar qualquer possível arranhão para que não vire um futuro ponto de corrosão.

4. Faça uma manutenção da caixa de direção e amortecedores. Os resíduos de areia e sal podem romper as coifas do amortecedor, que poderá comprometer o desempenho da suspensão do veículo. 

5. Evite trafegar com o veículo na areia, além do perigo do carro atolar próximo ao mar, o contato direto com a água salgada causa danos mais graves que os provocados pela maresia. Ainda existe a possibilidade de a maré subir inesperadamente e invadir o carro, o que pode causar perda total.

6. Durante o período de estadia na praia, limpe os vidros com frequência e seque à sombra.

7. Peças de borracha também podem ser afetadas pela maresia. É o caso das palhetas do limpador de para-brisa e das coifas (como as dos amortecedores e alavanca do câmbio), que podem até furar.

Além dos cuidados para evitar ferrugem nas peças e carroceria do carro em regiões litorâneas, é muito importante planejar a viagem de carro para chegar em segurança ao destino e evitar contratempos. Por isso, a Saint-Gobain Autover preparou uma matéria com 9 dicas para uma viagem de carro perfeita, clique aqui para ler o conteúdo completo.

NEWS-VERLAUF