Saiba porque os vidros laminados são mais seguros

Os vidros automotivos são responsáveis por levar segurança e conforto aos ocupantes do veículo. Além da estética, os vidros precisam proteger e evitar futuros danos em casos de acidentes. Os vidros laminados cumprem exatamente esse papel, além de mais modernos, eles são considerados vidros de segurança por ser 10 vezes mais resistente que o vidro temperado, o qual já tem uma resistência mecânica cinco vezes maior que o vidro comum.

Os vidros laminados também são mais seguros. Em caso de acidente, não forma estilhaços, ajudando a evitar lesões em motoristas e passageiros. A explicação está em seu processo de fabricação. Os vidros laminados são formados por duas lâminas de vidro e uma camada intermediária de PVB (Polivinil Butiral), um plástico especial que torna a peça mais resistente e flexível.

A película de PVB retém os pedaços de vidro quando o material se quebra, protegendo, desta forma, os ocupantes do veículo. Em caso de capotamento, é mais fácil sair do veículo quebrando os vidros laterais e vigia, do que sair pelo vidro do para-brisa, devido à resistência dos vidros laminados.

Indicado desde 1980 pela Resolução Contran 254 que determina para-brisas sejam feitos com vidros laminados, o material traz conforto térmico e acústico aos usuários. O vidro laminado no para-brisa ajuda a reduzir o nível de ruído interno do carro e diminui em 99% a transmissão de raios UV.

Para os profissionais que instalam os vidros laminados é recomendado não utilizar silicones ácidos ou componentes que contenham solventes em sua composição. Esses materiais são corrosivos e podem atacar o PVB, plástico especial que fica entre as duas camadas do vidro, e acabar danificando o vidro.

A Saint-Gobain Autover é a distribuidora da Saint-Gobain Sekurit, reconhecida como líder em tecnologia de vidros automotivos. Todos os vidros são produzidos com as mesmas especificações e padrões dos vidros fornecidos as montadoras de veículos e são considerados “vidros originais para reposição”. Por isso todos os vidros de reposição do para-brisa são laminados e contam com inovadoras tecnologias.
 

NEWS-VERLAUF