O que fazer para economizar combustível?

O preço do combustível no Brasil não para de subir e o gasto com combustível impacta diretamente no orçamento do motorista. Algumas pequenas práticas podem ajudar a economizar combustível, e assim, aliviar nem que seja um pouco o bolso do motorista. Manutenção em dia, boa condução e claro, cuidado ao escolher o combustível na hora que for abastecer.

Segundo pesquisa da Petrobras os fatores que mais desperdiçam combustível são: pneus murchos, excesso de peso, janelas abertas, velas gastas, filtro de ar entupido e rodar no monto porto. Agora que você já sabe o que mais gasta combustível vamos te mostrar o que fazer para economizar combustível.


 

Atenção no trânsito

Muitos motoristas podem achar que uma boa conduta no trânsito pode não estar diretamente ligada com a economia de combustível, mas atitudes como diminuir a velocidade quando estiver se aproximando de um farol vermelho, não parando o veículo bruscamente. Respeitar os limites de velocidade também aumentam a economia, além da sua segurança, isso porque um carro consome cerca de 20% a mais quando está a 100 km/h do que quando está a 80 km/h. Sabe aquele famoso ziguezague entre os carros? Causa aceleradas desnecessárias, o que não é bom para economizar o combustível.

 

Manutenção em dia

A manutenção preventiva pode ajudar a evitar grandes problemas, quando as peças do veículo sofrem um desgaste, seja de forma natural ou não, sua deterioração afeta o consumo de combustível. O alinhamento das rodas é essencial para aerodinâmica do carro, se o veículo estiver fora de geometria, as rodas serão arrastadas ao invés de girar, o que irá auxiliar no aumento da gasolina. Outro item de manutenção que gera influencia no consumo dos carros são as velas, que quando danificadas e não substituídas por peças com as mesmas especificações interfere na queima da mistura de ar/combustível. 

 

Excesso de peso

Quando o carro está mais pesado ele precisa forçar a aceleração para que o veículo se movimente, fazendo assim consumir mais combustível. Faça uma revisão no veículo para tirar tudo que não é necessário, e assim diminuir um pouco o peso. Olhe no manual do proprietário o peso máximo recomendado pela montadora, para não ultrapassar o limite e, assim, economizar combustível.

 

Troca de marcha

As marchas do veículo fazem parte do sistema de transmissão do veículo e são responsáveis por enviar força do motor para as rodas. O que muitos motoristas não sabem é que a troca de marcha faz muita diferença na hora de economizar combustível. Cada marcha tem uma velocidade ideal para a movimentação do carro e essa velocidade muda de acordo com cada modelo de carro, por isso é de extrema importância conhecer o veículo para conduzir para não gastar mais do que o necessário.

 

Não ande em ponto morto

Quem nunca deixou o veículo em ponto morto pensando que estava economizando combustível? O seu veículo fez o oposto, consumiu mais combustível do que economizou, tudo porque quando o veículo é deixado em ponto o motor gira em rotação baixa, quando o carro está em movimento o motor circula em maior velocidade. O sistema de injeção eletrônica é automatizado e inteligente, é responsável por identificar a proporção ideal de ar e de combustível para formar a combustão, que alimenta o motor.



 

Vidros abertos

A interação entre o ar e o veículo em movimento é medida pelo coeficiente aerodinâmico, quanto mais baixo o coeficiente estiver, melhor será a relação do veículo com o ambiente. Andar com os vidros abertos interfere na aerodinâmica do carro e no consumo de combustível, porque as janelas abertas desestabilizam a aerodinâmica, pois mesmo com o coeficiente baixo, o ar acabará entrando no veículo, ocasionando mais resistência. Basicamente quanto maior a velocidade e quanto mais ar entrar maior será a dificuldade para acelerar o veículo e atravessar o ar, forçando o motor a trabalhar mais. Por isso, andar com os vidros abertos não é uma boa se você quer economizar combustível.

 

Arrancadas e freadas bruscas

Evite ao máximo acelerar e frear bruscamente, isso força o motor do veículo, pois ele precisa trabalhar mais para responder rapidamente ao comando. Além disso desgasta os pneus do automóvel e compromete o sistema de frenagem do veículo, colocando em risco a sua segurança e a dos demais passageiros.

 

Ar-condicionado

Segundo pesquisas o ar-condicionado pode aumentar, em média, até 20% do consumo de combustível do veículo. Ao ligar o ar-condicionado o compressor de gás é acionado, o que retira energia do motor, forçando o motor a trabalhar mais e assim consumir mais combustível. Então, evite usar o ar-condicionado quando for desnecessário para economizar combustível.


 

 

Essas são algumas medidas para ajudar você a economizar combustível e manter o controle dos seus gastos. Também fique de olho nas infrações que geram multa como andar com o para-brisa danificado.

 

NEWS-VERLAUF