A história do para-brisa

O vidro para-brisa foi criado há mais de 100 anos e possuía um tamanho bem menor que os para-brisas atuais. Instalado na parte frontal do automóvel, foi criado para proteger o motorista e os demais passageiros do vento, chuva, poeira e neve. Os vidros temperados, que são menos resistentes que o vidro laminado, estavam presentes no para-brisa até 1940. Quando o veículo sofria um impacto o vidro do para-brisa caia para frente e quebrava em diversos pedaços, comprometendo a segurança de todos os passageiros.

Desde dos anos 80 é obrigatório que os para-brisas utilizados pelas montadoras sejam fabricados em vidro laminado. Os vidros laminados são formados por duas lâminas de vidro e uma camada intermediária de PVB (Polivinil Butiral), que após o impacto mantêm-se intactos. A tecnologia ajuda a reduzir o nível de ruído interno do carro, diminui a transmissão de raios UV e ajuda a proteger contra estilhaços, por ser 10 vezes mais resistente que o vidro temperado.

Já os limpadores de para-brisa foram inventados pela norte-americana Mary Anderson, em 1903. Em uma de suas viagens de bonde na época, ela percebeu a dificuldade que os motoristas passavam em dias de chuva e neves. Eles precisavam parar o bonde para poder limpar a água do vidro ou em casos de chuvas mais fracas eles andavam sem o vidro no para-brisa, que era removível na época. Esse feito colocou a norte-americana na história, pois ela foi a primeira mulher a desenvolver um dispositivo para automóveis.

Outro item presente no vidro do para-brisa é a faixa serigrafada, que serve para dar acabamento e melhorar a aderência dos vidros laminados, que são colocados na moldura do para-brisa. Essa faixa protege o PVB dos raios ultravioleta, que em casos externos poderiam deteriorar as propriedades do adesivo selante. No processo de fabricação, o para-brisa é composto por duas lâminas de vidro e, no meio, uma película plástica, para a colagem das duas partes externas, uma delas já com a faixa serigrafada aplicada.

Ao longo dos anos o vidro do para-brisa ganhou mais destaque, não apenas no tamanho, que cresceu mais de 49% em relação aos anos 80 e passou a ser considerado um item de segurança. Hoje os vidros do para-brisa ganharam diversas tecnologias e especificações. Além da segurança, o para-brisa possui um papel estético e de conforto no carro.

A Saint-Gobain Sekurit ao longo dos anos tem feito enormes avanços e inovações para criar vidros com tecnologia, combinando eficiência e estilo. São diversos estilos de vidro para para-brisa para cada necessidade, confira as tecnologias disponíveis nos vidros que a Saint-Gobain Sekurit possui ao redor do mundo:

SGS dBCONTROL

É um vidro laminado que oferece melhores propriedades de isolamento acústico do que os vidros laminados comuns, devido à colocação de uma película acústica de PVB especialmente desenvolvida para esse fim.

SGS  LIGHTUNING

Nos vidros comuns podemos assumir que a quantidade de luz que entra no interior do veículo varia entre 4% e 40%. Nos vidros eletrocrômicos, ao simples toque de um botão, a transmissão de energia solar pode ser reduzida entre 2% a 20%.

Thermocontrol Absorvente

Comparado ao um vidro normal, o vidro Thermocontrol Absorvente oferece um elevado conforto térmico, pois diminui fortemente a transmissão direta de energia solar para o interior do veículo. Este vidro previne o rápido aquecimento do interior do veículo quando estacionado ao sol. Diminui o tempo necessário para atingir uma temperatura interior agradável, assim como reduz a necessidade de utilização do ar condicionado.

Thermocontrol Refletivo

O aquecimento no interior do veículo é fortemente reduzido em comparação com outros tipos de vidros, fazendo com que o Thermocontrol Refletivo seja mais eficiente para providenciar um elevado conforto térmico. Quando exposto ao sol, o tempo necessário para o automóvel atingir uma temperatura confortável diminui em aproximadamente 25%.

Thermocontrol Filtro UV

O Thermocontrol Filtro UV é o vidro automotivo que protege os passageiros e o interior do veículo. É uma nova geração de vidros temperados que reduz a transmissão de raios UV, nocivos à pele e prejudiciais aos materiais do interior do veículo.

SGS ClimaCoat

Esta tecnologia inovadora oferece duas funções: aquecimento no inverno e arrefecimento no verão.

No inverno, ela rapidamente desembaça o para-brisas. No verão, o revestimento refletivo de calor do para-brisas SGS ClimaCoat reduz visivelmente o calor no interior dos carros sob o sol. Os raios solares são refletidos e com isso a quantidade de calor que entra no veículo é reduzida.

A Saint-Gobain Autover distribui os vidros automotivos para reposição da Saint-Gobain Sekurit. Os vidros são desenvolvidos com novas tecnologias para todas as montadoras do mercado mundial. Seus produtos possibilitam melhor desempenho dos veículos, segurança veicular, forte redução do nível de ruídos e mais economia de combustível. 

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